Bruxismo, o que é?
O estresse constante pode desencadear o surgimento de hábitos parafuncionais, que causam pressões inadequadas na articulação temporomandibular, como o bruxismo, que é o ato de ranger os dentes quando se está dormindo ou até mesmo acordado durante situações de tensão.
E qual a causa disso?
Estar permanentemente sob este estado de tensão – luta – leva a musculatura do corpo e consequentemente do rosto a funcionarem a partir deste gatilho: que é o de “morder” para se de defender e “mastigar” para estocar energia. Para liberar este sentimento de autopreservação, defender-se e alimentar-se de forma obsessiva, temos como resultado deste comportamento dentes desgastados pelo bruxismo, dores de cabeça tensionais e problemas de ATM (articulação temporomandibular). Além deste padrão provocar uma alimentação compulsiva, associada a falta de tempo para realizar uma higienização adequada, levando a um aumento na ocorrência de tártaro e cáries, estes maus hábitos também podem causar obesidade, distúrbios metabólicos e outras complicações sistêmicas.
Placas miorrelaxantes, botox para diminuir a força dos músculos da mastigação e os aparelhos ortodônticos são alguns dos recursos da odontologia para proteger seus dentes. Conversar com o seu dentista para descobrir a origem de cada um destes problemas e ter uma abordagem multidiciplinar para um cuidado mais integral evitando que isso continue a acontecer.