A CLÍNICA ODONTOLÓGICA MARINOS DESEJA A TODOS BOAS FESTAS! #VEM2025

Implante Dentário

Implante Dentário

A perda dentária pode mexer com a nossa autoestima além de causar dores e desconforto ao mastigar e falar, algo que fazemos diariamente. Felizmente, hoje temos muitos recursos na Odontologia para tratar este problema.

Quando realizado por profissional capacitado, o implante dentário é um procedimento extremamente seguro.

O que é um implante dentário?

De modo geral, o processo funciona com a fixação de implantes dentários (pinos de titânio em formato semelhante ao de um parafuso)  ao osso maxilar ou mandibular por meio de uma cirurgia bastante simples, como veremos adiante. Tudo isso para apoiar as próteses dentárias de um ou vários dentes.

Quando realizado por profissional capacitado, o implante dentário é um procedimento extremamente seguro. Contudo, é preciso ter em mente que, embora o processo não seja demorado nem complicado, ainda se trata de uma cirurgia. Por esse motivo, alguns cuidados pré e pós-operatórios são necessários:

  • Adote uma dieta leve;
  • Mantenha a higiene bucal em dia;
  • Se prepare mentalmente;
  • Descanse pelo menos 1 dia antes e depois da cirurgia;
  • Não fume ou beba alcóol;
  • Evite alimentos gordurosos;
  • Se fizer uso de remédios controlados conte ao dentista;
  • Não tenha medo, nossos profissionais são altamente capacitados;
  • Evite após a cirurgia ficar tocando com o dedo ou a língua o local que estará cicatrizando;
  • Evite exercícios físicos pelo menos por uma semana.

Fase cirúrgica

Como mencionamos, o implante dentário é uma cirurgia, por mais simples que seja. Isso porque o procedimento não demora muito (podendo durar até cerca de 20 minutos), é indolor e pode ser realizado no próprio consultório do dentista.

Primeiramente, é aplicada anestesia local para garantir que o paciente não sinta qualquer tipo de dor ou desconforto ao longo do processo — o que já dá segurança a grande parte das pessoas que possam estar ansiosas com o procedimento, não é mesmo? Depois, é feita uma pequena incisão na gengiva para expor o leito ósseo.

Em seguida, as brocas são utilizadas para fazer a perfuração adequada do osso, expandindo progressivamente a área para receber o implante. Após todos esses processos, a peça é inserida na cavidade e recebe uma tampa de proteção. Para finalizar, o profissional faz uma sutura na região.

É preciso ressaltar que, em alguns casos específicos, o implante pode ser inserido por meio de uma pequena abertura circular feita na gengiva, ou seja, sem cortes. Esse tipo de procedimento é chamado de cirurgia guiada e favorece bastante a cicatrização da área.

Reabertura e moldagem

Em três semanas a seis meses após a fase cirúrgica — a depender do tempo de osseointegração e da marca do implante —, o paciente precisa retornar ao consultório do dentista para uma etapa mais simples ainda do procedimento. Nela, o profissional deve reabrir o caminho para que os implantes possam, enfim, receber as próteses dentárias.

Não é preciso se preocupar, já que a cicatrização nessa fase é bastante tranquila, embora importante para que haja sucesso na colocação das próteses.

Colocação das próteses

Chegou a hora de completar o procedimento com sucesso. Após a cicatrização da gengiva, o dentista confecciona as próteses e as coloca nos implantes dentários, o que leva aproximadamente duas a três sessões. Contudo, saiba que, após inseridas, elas dificilmente são perdidas, o que já confirma o custo-benefício da operação.

Essas próteses podem ser de resina ou porcelana. Confira mais detalhes sobre cada uma:

Prótese de resina

Apresenta baixo custo, porém menor durabilidade. Com o tempo, é possível que o material fique poroso e amarelado, além de adquirir cheiro e gosto.

Prótese de porcelana

Apesar de um pouco mais cara, tem maior durabilidade (10 anos ou mais, a depender do paciente) e sua aparência é muito próxima à de um dente natural.

Quais cuidados precisam ser tomados após o procedimento?

Cada dentista pode indicar aos seus pacientes os cuidados pós-operatórios necessários para cada caso. No geral, além daquelas indicações já explicadas no pré-operatório, as mais importantes se referem a:

Dor

É comum que o paciente sinta um desconforto leve na região devido à manipulação do osso. Para amenizá-lo, é possível fazer compressas frias ou tomar o anti-inflamatório indicado pelo profissional.

Alimentação pós-implante

Evite alimentos muito doces, salgados ou crocantes, além de bebidas quentes. Dê preferência a comidas pastosas e beba muita água.

Cuidados gerais

Evite fumar, abrir muito a boca ou tocar a região do implante com a língua ou com os dedos. Fazer exercícios físicos na primeira semana também não é indicado.

Como você pode perceber, um implante dentário não só devolve ao indivíduo a sua capacidade de mastigar, como também a sua confiança para voltar a falar e sorrir. Contudo, lembre-se de que, para que tudo ocorra do melhor modo possível, é fundamental que o processo seja feito por um profissional especializado, que tenha o conhecimento necessário para garantir o melhor tratamento para cada paciente.


Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o tema?
Para entender ainda mais sobre implante dentário, não hesite em entrar em contato conosco agora mesmo para garantir a manutenção de um belo sorriso!

Implante Dentário

Implante Dentário

Compartilhar este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de cookies.